quinta-feira, 30 de setembro de 2010

No primeiro dia da Operação Guanabara, fuzileiros navais não comparecem a duas favelas e, em outras duas, saem mais cedo



Fuzileiros na Maré - Foto: Pablo Jacob / Extra

RIO - Não durou nem um dia a participação dos fuzileiros navais na ocupação de regiões dominadas por milícias ou traficantes. A Marinha quebrou o acordo firmado e resolveu bater em retirada. Os fuzileiros estiveram em apenas duas das quatro favelas em que deveriam agir, no Complexo da Maré, e saíram no fim da tarde.

- Já tínhamos uma operação agendada há mais tempo. Mas vamos retornar no fim do mês - disse o chefe da comunicação social do 1º Distrito Naval, capitão de fragata Paulo Fernando Amorim, acrescentando que a Operação Atlântico, que começa hoje, será realizada nas plataformas de petróleo.

Fuzileiros navais chegaram às 10h15m no Complexo da Maré, ocuparam apenas duas comunidades e foram embora às 18h. Segundo Paulo Fernando Amorim, o que houve foi ajuste de planejamento.

Sem incidentes

Para resolver a situação, o Exército decidiu assumir as ocupações da Nova Holanda e Vila dos Pinheiros, com apoio dos militares da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, de Juiz de Fora.

Nas cinco comunidades ocupadas ontem, incluindo Rio das Pedras, Gardênia Azul e Cidade de Deus, os militares foram bem recebidos pela comunidade. Segundo o porta-voz da operação, coronel André Luis Novaes, não foi registrado nenhum incidente.

- Coitados destes meninos, deve estar um calor ali dentro - disse uma moradora da Cidade de Deus, ao ver os militares dentro de Urutus, os carros blindados do Exército.

Outra moradora pedia a presença dos militares por tempo indeterminado.

- É uma pena ser apenas nas eleições. Queria eles aqui para sempre, fica bem mais seguro - disse ela.

Na Vila do João, a presença dos militares foi motivo de alegria para uma senhora. Ao lado do neto, no portão de casa, ela agradecia a operação dos soldados. A moradora contou que na esquina da sua rua funciona uma boca-de-fumo. Ontem, os traficantes não deram o ar de sua graça. Ela disse que, provavelmente, ele estariam debaixo da cama. Na chegada das tropas na Maré e, em três ocasiões na Cidade de Deus, os traficantes soltaram fogos.

TRE faz a limpa

Equipes de fiscalização do TRE, com apoio de funcionários da Comlurb e protegidos pelos militares, aproveitaram para retirar faixas e galhardetes irregulares de candidatos.

- Candidatos podem até ser punidos - disse Luiz Fernando Santa Brígida, chefe de fiscalização do TRE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário